PROJETO NOSSA ESCOLA, NOSSO LAR
No dia 06/06/18 (quarta-feira) foi realizado uma entrevista com o Jornal Município sobre o projeto que a nossa Unidade Escolar está realizando. O projeto visa trabalhar a Horta, que para nós é de extrema importância para a educação das crianças.
Este
trabalho traz uma abordagem sobre
aplicação de uma horta no ambiente escolar,
sendo utilizado como método de ensino para Educação Ambiental e
Alimentação Saudável e para aplicação da interdisciplinaridade.
O Projeto, foi pensado com objetivo de
que o educando do Ensino Fundamental aprenda o cultivo de hortaliças
para que a partir da atividade de plantar, cuidar e colher passe a
valorizar. Quando o educando aprende a cultivar hortaliças seu
aprendizado quebra as barreiras escolares chegando até o seu
ambiente familiar. O educando ao observar que o objeto de seu
trabalho está sendo consumido e não ficando apenas a mercê a sua
nota terá sua autoestima elevada.
A disponibilidade de diferentes tipos de
hortaliças produzidas na própria horta motiva o hábito de
consumi-las regularmente e em quantidade suficiente, resultando no
fornecimento de sais minerais e vitaminas que o corpo humano
necessita. Sendo ricas nesses nutrientes, portanto necessárias para
um melhor desenvolvimento e funcionamento do organismo humano. Uma
dieta rica em sais minerais e vitaminas são eficazes ao bom
funcionamento não só do organismo da criança em fase de
desenvolvimento, mas para todo indivíduo.
Alimentação equilibrada contribui para
saúde atuando como meio preventivo de diversas doenças. Uma vez que
o mesmo implantado dentro das diretrizes que seguem neste relatos.
O local em tempos futuros não só terá como
serventia, economia e aumento na qualidade alimentar do educando, mas
também servirá como laboratório a céu aberto para realização de
aulas práticas de diversas disciplinas, além de que os alunos terão
mais convívio com a natureza. E, envolvendo
a clientela escolar a fim de dinamizar aulas, uma vez que será de
fundamental importância ao conhecimento prático dos alunos.
Fatores educacionais se cruzam com
fatores profissionais, dá-se então o almejo pela qualidade
alimentar, além disso, contribui ao
bom uso do homem para com a natureza, onde o conhecimento não se
tornará jamais excessivo para a parte mais dependente – o homem,
sendo o mesmo, o mais interessado em manter um ambiente saudável de
uso e manejo sustentado.
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