segunda-feira, 18 de junho de 2018

PALESTRA DE COMPOSTAGEM COM A 
FUNDEMA 

    No dia 13 junho recebemos em nosso Educandário, a visita da Bióloga Deise que trabalha no setor de Educação Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA), que proferiu uma palestra sobre compostagem, para os alunos do segundo e quarto ano. No Projeto Nossa Escola, Nosso Lar de nosso Estabelecimento é um objetivos a construção de uma COMPOSTEIRA para produção de adubo orgânico e dar um destino correto aos resíduos de frutas, verduras, legumes, etc. Que será utilizado nos projetos: horta, orquidário, sementeiras, chazeiros e jardinagem.
     Na oportunidade a Bióloga explicou a importância da separação do nosso lixo e como dar um destino correto a ele, evitando assim, a construção de novos aterros sanitários. Explicou para as crianças como fazer com o lixo e onde devemos colocá-los, tais como: vidro, papel, plástico e outros.
     Enfatizou que a maior parte do lixo orgânico vai para o aterro sanitário, todavia, falou que a população não está realizando a separação dos lixos com deveria ser feita,. Falando sobre a construção da composteira, explicou que não são todos os tipos de lixos que vão para a composteira e mostrou o que poderia ou não ser colocado para transformar em adubo, sendo que, não podemos colocar nenhum tipo de alimento temperado e especificamente a carne porque ela demora para se decompor, entre outros alimentos.
   Foi ensinado aos alunos como construir uma composteira e a ordem das camadas, começando primeiro com uma cama de terra, a segunda com uma camada restos orgânicos picados seguindo a próxima camada a serragem e por ultimo a camada de folhas e restos de grama. Também foi explicado a importância e a necessidade de um animal de que é a minhoca. Ela consome os restos orgânicos e as fezes se transformam no adubo ou húmus. Lembrou ainda que a composteira deverá ser mexida no mínimo uma vez na semana para melhor decomposição do lixo orgânico e que após sessenta dias. Após esse prazo retira-se a terra devendo ser peneirada que será utilizada nas plantações, sementeiras etc. Caso não haja a utilização de imediato o húmus deverá ser guardado em recipientes fechados.
    A palestra da Bióloga foi de extrema importância para os alunos, conscientizando que podemos utilizar restos orgânicos e como dar um destino correto aos lixos recicláveis, tendo em vista que cada vez mais o nosso planeta pede socorro, tudo isso devido a poluição e a falta de conscientização da população.













Nenhum comentário:

Postar um comentário