segunda-feira, 3 de setembro de 2018

SEMANA DA INCLUSÃO E DIVERSIDADE

SEMANA DA INCLUSÃO E DIVERSIDADE 

         Na última semana do mês de agosto, nos dias 27 à 31, foram realizadas atividades para Semana da Inclusão e Diversidade. 
       Foram realizadas diversas atividades com todos os alunos da Unidade Escolar que vivenciaram em algumas práticas como é ser diferente. As turmas da Professora Jucélia Redivo (1º à 4º ano) realizaram práticas com intuito de fazer  os alunos vivenciarem como é a vida de uma pessoa com deficiência, e o tema foi direcionado nas pessoas cadeirantes e pessoas com deficiência visual. Dois alunos da professora Jucélia foram ao recreio representando pessoa com deficiência, uma aluna vendada representando uma pessoa com deficiência visual e outro aluno representando um cadeirante. Foram revesando entre os alunos para todos terem a experiência e verificaram a dificuldade que essas pessoas enfrentam no seu dia a dia. 

        As turmas do Infantil III e Pré da Professora Viviane também realizaram práticas na Semana da Inclusão, realizando pinturas com guache na cartolina, segurando o pincel com a boca, podendo ter a experiência de como as pessoas que não possuem a mobilidade dos membros (paraplégico e tetraplégico). E também realizaram pinturas de olhos vendados, podendo assim explorar os outros sentidos e experienciando como uma pessoa com deficiência visual realizam suas atividades. 

        E nas aulas de Educação Física, o Professor Rodrigo realizou algumas práticas de locomoção com a cadeira de rodas para os alunos vivenciarem como que é  locomover-se em uma cadeira de rodas, realizaram também atividades com os olhos vendados (passar no tapete dos sentidos, adivinhar o amigo pelo toque e etc), explorando todos os outros sentidos e os alunos perceberam a dificuldade de não poder enxergar. O professor passou também um filme (Cuerdas) que retratava a história de um menino com Paralisia Cerebral (PC).

INCLUSÃO DENTRO DA ESCOLA

     A inclusão no ambiente escolar é fundamentar para a criança que possui algum tipo de necessidade especial. Ensinando assim, que devemos respeitar as diferenças, seja qual for o tipo. A escola ensina e auxilia para que esses alunos sejam capazes de aprende e serem autônomos, fazendo assim, que melhorem a auto estima e busquem algum dia uma profissão. 

         Devemos lembrar que a inclusão escolar promove ampla reflexão sobre a diversidade e respeito, e isso, é tema importante para ensinar as crianças para que se tornem cidadãos conscientes e sem preconceitos com as diferenças, fazendo assim, uma sociedade  emocionalmente mais saudável e respeitosa com as diferenças.  

      Conclui-se que a inclusão vem contribuir para o melhor desenvolvimento e interação social, afetiva, valores, autoestima, confiança e comunicações entre adultos e crianças. A escola engloba uma fase importante na formação da criança, principalmente na relação ao desenvolvimento através da motivação afetiva e social. 







































































































































































































































































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